Os males e beneficios dos complementos vitaminicos
Com o ritmo de vida que a maioria das pessoas atualmente leva, muitas vezes fica difícil se alimentar corretamente, comer cinco frutas por dia e ainda incluir legumes, verduras, cereais integrais.
E aí, soluções para facilitar o dia-a-dia e, ao mesmo tempo, manter a saúde, unem o útil ao agradável sob forma de pós, shakes e cápsulas. É a era moderna dos suplementos ou complementos, as vitaminas, minerais e outros componentes sintetizados em laboratório que podem suprir aquilo que não é conseguido com a alimentação.
"Se o organismo não tem ‘combustível’, não funciona direito, então começam a surgir sintomas como falta de disposição, concentração, ganho de peso. Antes de chegar nesse quadro, algumas pessoas sentem necessidade de recorrer ao suplemento para suprir a falta na ingestão dos nutrientes", afirma a nutricionista funcional Patrícia Davidson.
Os complementos não são considerados medicamentos, mas tomá-los achando que precisa, mesmo sem necessidade, é algo que deve ser visto com reservas. "Os suplementos nutricionais disponíveis no mercado, em sua maioria, não apresentam riscos de super dosagens, pois a quantidade nas cápsulas de vitaminas, minerais e antioxidantes se encontra dentro das recomendações de segurança", diz Patrícia. Mas, nem por isso, o consumo deve ser desenfreado. "Tudo tem que ter indicação médica. Em alguns casos, as recomendações dos órgãos de saúde precisam ser ultrapassadas para a correção de deficiências mais específicas e o acompanhamento de um profissional é essencial nestes casos", adverte a nutricionista. Patrícia deixa claro ainda que o organismo prefere muito mais a vitamina C de uma laranja, por exemplo, do que a de um comprimido vitamínico.
Motivadas pela publicidade, algumas pessoas insistem em tomar suplementos para complementar a alimentação, alegando querer melhorar a saúde e o bem-estar. "Mas a real necessidade apenas pode ser avaliada pelo profissional de saúde, que pelos sinais e sintomas do paciente pode detectar alguma carência e optar pelo uso do suplemento. Não adianta comprar qualquer suplemento na farmácia porque, muitas vezes, a quantidade e a qualidade é tão baixa que a pessoa literalmente está jogando dinheiro no lixo", esclarece Patrícia.
Ela afirma que o maior vilão dessa carência de vitaminas é a falta de diversidade de alimentos. "A maioria das pessoas tem uma alimentação muito monótona e come todos os dias a mesma coisa, o que restringe e muito a oferta e o aproveitamento de vitaminas e minerais". Além disso, Patrícia relata que a alimentação atual do brasileiro é extremamente pobre, o que dificulta ainda mais a ingestão de todos os nutrientes necessários. "A maioria não dá muita importância e não tem o hábito de consumir vegetais e frutas em geral", lamenta.
A pedido do Vila Equilíbrio, Patrícia deu algumas dicas de alimentação para que você não precise apelar para os suplementos, visando à complementação de nutrientes:
- Os vegetais folhosos verdes escuros - como couve, brócolis, rúcula - são os personagens principais e que nunca devem faltar no prato, pois possuem praticamente todos os nutrientes que faltam na dieta do brasileiro, como cálcio, magnésio, vitamina K, C e A.
- O cálcio também está presente no gergelim, salmão, nos ovos e nos cereais. O cálcio consumido via leite e seus derivados, tem aproveitamento baixo, pelo organismo, sem boa absorção. No caso de vegetais verdes escuros, apesar da quantidade não ser tão grande, o aproveitamento é bem elevado e, por isso, pode ser uma escolha mais interessante.
- O magnésio também está presente em cereais como o arroz integral. É um mineral essencial, que faz parte de mais de 250 reações enzimáticas no organismo e é super importante para a produção de energia. Podemos encontrar a vitamina K na alface, na couve-flor, no espinafre, no repolho e, em menor proporção, nos cereais como o trigo e a aveia
- A vitamina A tem como fonte, além dos vegetais verde-escuros, a cenoura e as frutas amarelo-alaranjados.
- A vitamina E pode ser encontrada, principalmente, em óleos vegetais, frutas oleaginosas em geral, como nozes, amêndoas e castanhas e no gérmen de trigo
-A vitamina D não possui fonte dietética significativa. Para obtê-la é necessário que haja exposição solar, para que o organismo consiga produzí-la.
Por Tissiane Vicentin (MBPress)
Simbolos da vaidade podem prejudicar a saude
Símbolos da vaidade podem prejudicar a saúde
Bolsas grandes, sapatos de salto altíssimo e roupas bem justas são alguns símbolos da vaidade e da sensualidade feminina. Mas essas vestimentas e acessórios, principalmente quando usados com frequência, podem ser grandes vilões da saúde e da estética.
No caso das bolsas, para muitas mulheres quanto maior e mais objetos puder comportar, melhor. "O maior problema é que costuma-se carregar a bolsa apenas de um lado do corpo. Com isso, ossos do ombro, região cervical e lombar vão ficando assimétricos, e um dos lados tende a ficar mais torto que o outro", alerta o ortopedista Sérgio Xavier, do Hospital do Coração (HCor), em São Paulo.
Sérigo cita que aproximadamente 20 mulheres procuram o consultório mensalmente com queixas de dores graves nos ombros. Para evitar problemas, ele orienta: o peso nos dois lados têm de estar em total equilíbrio. "Se for necessário carregar muitos objetos, é preferível usar mochila. Assim, o peso será melhor distribuído entre os ombros. Mas, mesmo com mochila, o peso total não deve ultrapassar 20% do corporal", diz.
Se não tratada, a dor nos ombros pode se tornar crônica e desencadear uma série de problemas mais graves, que podem levar a tratamentos intensos, com fisioterapia e medicação, além de mudanças de hábitos. "Com o excesso do peso, junto com movimentos repetitivos e a falta de exercícios de compensação, a possibilidade de ter tendinite é grande", alerta o médico.
A atriz Mariana Costantini, 22 anos, é fã das maxibolsas e tem até coleção. "Nelas eu levo tudo: de casaco a nécessaires. Mas às vezes, quando exagero no peso, fico com os ombos marcados", conta Mariana, que também não dispensa outro item queridinho do público feminino: sapatos altos. "Não sei viver sem um saltão. Meus pés ficam doloridos, mas não perco a pose", admite.
Salto agulha e bico fino
Dores na coluna, hérnia de disco, desvios na postura e inchaços também podem surgir com o uso constante dos sapatos de salto alto, principalmente os tipo "agulha" e com bico fino. "Isso ocorre porque o peso do corpo fica concentrado na frente do pé, causando desconforto, bolhas, dor e, com o passar do tempo, deformidades nos pés", explica o fisioterapeuta Francisco Andrade Ribeiro.
"Para quem não quer abrir mão dos saltos, o mais saudável é optar pelos mais grossos, que dão melhor sustentação", recomenda.
Roupas justas favorecem a celulite
Roupas muito justas, principalmente em modelos confeccionados em tecidos grossos, significam riscos à saúde. "Além de prejudicar a oxigenação da pele e mucosas da vulva, e afetar a circulação sanguínea, roupa apertada, especialmente na altura do 'gancho' (vulva), pode comprimir os órgãos ginecológicos. E ainda contribuir para o surgimento de varizes e de celulite", avisa a ginecologista Elizabeth Eichler.
Alguns modelos podem ser mais prejudiciais: calças 'stretch' (tecido elástico), que dão pressão nas pernas; e calcinhas em lycra, que dificultam a oxigenação da pele, e favorecem fungos e infecções urinárias.
Previna os problemas sem perder a feminilidade
- Evite bolsas muito grandes, pois são atrativos para carregar ainda mais objetos.
- Não carregue a bolsa de um lado só. Alterne os ombros que vão sustentá-la.
- Se possível, prefira os modelos com alças transversais.
- Na hora de arrumar os objetos na bolsa, dê preferência para embalagens pequenas, como produtos de higiene e maquiagem.
- Evite carregar a bolsa no antebraço, pois pode haver o risco de aparecimento de lesões.
- Use sapatos de salto alto pelo menor tempo possível.
- Saltos mais grossos dão maior sustentação e equilíbrio.
- Ao escolher o sapato, opte pelos modelos confortáveis, não apertando em nenhum ponto.
- O mais saudável, para uso frequente, é optar pelos saltos de 3 cm a 6 cm.
- Não faça uso em excesso de calças jeans apertadas.
- Evite calcinhas em tecido sintético, como lycra, que impede a transpiração. As de algodão são mais confortáveis e não comprimem.
Tenis Funcionais
A onda dos tênis funcionais
Empresas lançam opções que prometem enrijecer músculos e ajudar a emagrecer
Uma nova geração de tênis começa a chegar ao mercado com um apelo irresistível: deixar músculos da panturrilha, glúteos e abdome mais enrijecidos e a coluna vertebral alinhada, melhorando a postura. Os produtos foram batizados pelos fabricantes de tênis funcionais. O título seria porque eles ofereceriam benefícios que vão além de sua finalidade, a de proteger os pés do atrito com o chão. O termo funcional já é usado pela indústria alimentícia para designar produtos que apresentam efeitos terapêuticos, como margarinas enriquecidas com substâncias que diminuem o colesterol ruim.
Um dos modelos é o Shape-ups, da marca americana Skechers. As empresas afirmam que o segredo do produto é o material da entressola - estrutura entre o solado e a palmilha. Por ser feita de uma borracha macia, faz com que o usuário tenha a sensação de caminhar descalço sobre a areia fofa. "Isso exige um esforço maior para executar os movimentos", diz Luis Alfredo Maia, diretor da marca no Brasil. O empenho fortaleceria os músculos e aumentaria o gasto calórico, ajudando a emagrecer
O modelo Easytone, da Reebok, que chegará em novembro ao Brasil, tem o solado inspirado nas bolas dos exercícios de Pilates. "Para caminhar e se equilibrar, a pessoa precisa usar várias articulações dos pés e acionar mais músculos da panturrilha e dos glúteos", diz Dalton Martinelli, gerente de marketing da Reebok.
PISADA A versão da Nike pretende fortalecer os pés
O mercado de calçados funcionais é promissor. A expectativa é de que movimente este ano nos EUA mais de US$ 100 milhões, segundo a SportsOneSource, especializada no setor. De olho nesse filão, a Nike lançou o Nike Free. "A ideia é que ele fortaleça os pés ao acionar músculos normalmente não usados", explica Jeff Pisciotta, chefe do laboratório de pesquisa esportiva da Nike.
Apesar dos apelos dos fabricantes, os produtos ainda não convenceram os especialistas. "O conceito parece interessante", afirma Keila Fontana, da Universidade de Brasília. "Mas acho que esses modelos trarão, no início, mais desconforto do que benefício", diz. "É possível que causem dores nas costas, principalmente em quem não faz exercícios com regularidade", acredita. E também há o risco de queda. Por isso, não são recomendados para idosos
Sexo Saudavel
Musculação vaginal dá mais prazer e evita problemas de saúde
Eletroestimulação, cones, monitoramento e exercícios de contração vaginais, e em alguns casos, anais. Calma, não se trata de métodos eróticos ou pornográficos, nem de produtos vendidos em sex shop. Tais procedimentos são utilizados no trabalho de fortalecimento chamado de musculação íntima, indicado para quem tem problemas de flacidez muscular na região do períneo (região entre a vagina e o ânus) e que deve ser indicado e acompanhado por profissionais.
E se a pergunta é se o método ajuda na obtenção de mais prazer, a resposta é "sim, ajuda". "Quando tem orgasmo, há uma contração involuntária dessa musculatura e, se está mais trabalhada, a resposta sexual é mais adequada teoricamente", disse a ginecologista, obstetra e uroginecologista Márcia Salvador Géo, do Hospital Mater Dei, de Belo Horizonte.
A confeiteira Cibele Ramos Lage, de 47 anos, garante que, na prática, dá certo mesmo. O prazer aumenta. Ela começou a utilizá-lo após sofrer por três anos com o incômodo da incontinência urinária. Normalmente, não conseguia segurar a urina quando tossia ou ria. Tinha flacidez do períneo e, para evitar uma cirurgia, sua médica recomendou exercitar os músculos da região com o auxílio da fisioterapia. Ela acreditava que a ginástica íntima não daria resultado, mas funcionou.
Exercícios fundamentais
Enquanto há mulheres que subestimam - até por preconceito - os benefícios dessa musculação na prevenção de problemas ligados à área do períneo (também chamada de assoalho pélvico), muitas outras ao menos sabem da existência da possibilidade. E a repetição da contração correta dessa musculatura é fundamental a todas pelo menos em algum momento da vida, como esclarece a fisioterapeuta Elza Baracho, coordenadora do serviço de fisioterapia da Uromater do Hospital Mater Dei e professora da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais.
"Se não o exercita, pode provocar a ruptura de alguns ligamentos que sustentam órgãos como útero, bexiga, reto e uretra. Quando eles perdem o local ideal, perdem a função e podem surgir incontinência urinaria, incontinência fecal, alguma disfunção sexual ou frouxidão vaginal, o que leva a perder gases involuntariamente pela vagina, algo constrangedor por conta do barulho. Algum órgão também pode até sair e ficar exposto, sujeitando-se à úlcera e a infecções", disse a médica Márcia.
A médica explica que o trabalho muscular é similar ao ato de interromper a urina. Não existe uma quantidade de repetições ideal de contração, porque depende de cada paciente. Ao contrário da falsa ideia de que a mulherada tem de aderir a essa malhação sozinha, Márcia avisa que é importante contar com a orientação de um profissional, evitando que o exercício seja feito incorretamente. Portanto, a proposta é similar à das academias convencionais, que contam com professores de educação física para criar as séries de exercícios de cada aluno e ensiná-los como cumprir a meta.
Contraindicação
Além disso, é importante ressaltar que a malhação íntima não é indicada em alguns casos, segundo a fisioterapeuta Elza. "Quando o músculo já é muito forte, também não é bom. Se não for necessário e fizer o exercício, pode trazer prisão de ventre, retenção de urina, dor no ato sexual. Para esses casos, existem exercícios com o intuito de alongar e relaxar, recomendados individualmente por um fisioterapeuta."
Vale lembrar que há um grupo de risco para o enfraquecimento do períneo. É composto por grávidas e pessoas com peso elevado, que entraram na menopausa ou na terceira idade. Não hesite em tirar dúvidas sobre o assunto com o ginecologista.
Como prevenir é sempre melhor do que tratar, a uroginecologista lista o que prejudica a questão: estar de mal com a balança, carregar peso, exercícios de alto impacto, esforço evacuatório crônico e tosse crônica.
Fisioterapia
Depois de adiar o início da fisioterapia por um ano, a confeiteira Cibele rendeu-se à proposta da médica no começo de 2009. Já sentiu uma diferença positiva na metade das dez sessões recomendadas.
Para adquirir a consciência da musculatura, contou com o auxílio do biofeedback, treinamento realizado com instrumentos que monitoram a contração muscular. "Era introduzida uma sonda na vagina e eu fazia alguns exercícios de contração, enquanto o computador media a força do movimento."
Também se beneficiou da eletroestimulação vaginal, que consiste em uma sonda ligada a um aparelho que emite correntes elétricas, indicada em casos de incontinência urinária. "Sentia alguns choquinhos dentro da vagina." Atualmente, faz acompanhamento periódico com um profissional e exercita-se em casa.
Entre os auxílios da fisioterapia, de acordo com Elza, estão os cones vaginais (dispositivo com pesos diferentes que é introduzido na vagina e busca fortalecer o músculo) e a eletroestimulação anal (para quem apresenta incontinência fecal).
Cirurgia
Quando a musculação não reverte o problema, normalmente porque já houve a ruptura dos ligamentos do assoalho pélvico, a solução é a cirurgia. A proposta consiste em corrigir a anatomia ao mesmo tempo em que estabelece novamente a função do órgão prejudicado.
Como amamentar bem
Dica de amamentação
A ordem dos peitos altera o produto
Quando o assunto é amamentação, a ordem em que se oferece os seios é importante, sim. A regra é a seguinte: se o bebê esgotou todo o leite de um peito e ficou satisfeito, na próxima mamada, ofereça o outro. Se o bebê mamou nos dois peitos, comece a mamada com o peito em que ele mamou por último. Uma confundida básica é normal, mas, para facilitar, o Núcleo 1 Suporte Aleitamento Materno desenvolveu esta pulseirinha, a “Mame Aqui”, que você usa para marcar o último seio. A ordem dos tratores importa porque, no começo da mamada, o leite que sai do peito é rico em açúcar e água, para matar a sede. Já no final, fica mais gorduroso, e é esse que sacia a fome. Toda criança precisa dos dois tipos de leite para se desenvolver bem.
Qual o melhor: parto normal ou Cesariana
Dor no parto
por Sofia Benini, filha de Maria Paula e Nery
ENTENDA O QUE DÓI, ONDE DÓI, QUANTO DÓI E VEJA O QUE TE ESPERA TANTO NO PARTO NORMAL COMO NA CESÁREA. NÃO É UM BICHO DE SETE CABEÇAS COMO PINTAM, NÃO!
O medo da dor no parto é um dos principais motivos que levam as grávidas a optar pela cesárea aqui no Brasil. Pudera, quem é que não fica apavorada quando vê aquelas mulheres descabeladas, suadas e à beira de um colapso para dar à luz em filmes? Se você queria um parto hollywoodiano, vai se decepcionar. Já faz um tempo que as mulheres não são mais obrigadas a sentirem dor no parto, graças às técnicas avançadas de analgesia (no parto normal) e anestesia (na cesárea). Isso não significa que não vai doer nada. Vai, sim! Se você optar por um parto natural, por exemplo, em que não se recorre a nenhuma intervenção médica de alívio da dor, a intensidade será maior ainda. Ainda assim, quem tem preparo psicológico e está informada do que virá pela frente, consegue enfrentar numa boa. A grande vilã aqui é a ansiedade, seja no parto normal, natural ou na cesariana. Respire fundo, acalme-se e veja o que te espera nos 2 tipos de parto.
Parto Normal
Um trabalho de parto pode demorar horas a fio, e fique tranquila: a dor não estará presente durante todo esse tempo. Ela será mais e menos forte dependendo do estágio. E para alívio geral da nação, os médicos costumam fazer a analgesia justamente na hora que ela está mais intensa, já no estágio final. O trabalho de parto é dividido em 3 etapas. Em cada uma delas, a dor é de um jeito. Veja quais são:
Primeira etapa
No início do trabalho de parto, quando a dilatação vaginal está com um tamanho entre 2 a 3 centímetros, as contrações acontecem duas vezes a cada 10 minutos. E entenda-se contração como dor. Elas começam devagar, ficam fortes e desaparecem. É uma dor suportável, que se assemelha a uma cólica muito forte. Nada de pânico!
Segunda etapa
Conforme a dilatação vai progredindo, as contrações vão ficando mais frequentes, 4 a cada 10 minutos. Nessa fase, as dores podem incomodar. “É uma dor que começa na barriga e se irradia para a coluna. Nesta fase, geralmente, fazemos a analgesia”, explica o ginecologista e obstetra Flavio Garcia de Oliveira, pai de Gabriel, Manoela, Pedro, Lucas e Maria Fernanda. Diferente da anestesia, que deixa a pessoa sem movimentos, a analgesia feita no parto normal é um anestésico injetado na espinha. Não existe uma hora certa para se aplicar na mulher, depende do limiar de dor de cada um. Por isso, respire aliviada. Só não vale dizer que a dor está insuportável no primeiro minuto do primeiro tempo. Quanto mais conseguir segurar, melhor.
Terceira etapa
Estamos na reta final. A dilatação vaginal foi para 10cm e agora falta pouco para o bebê passar pelo canal de parto e começar a coroar (quando a cabecinha enfim surge lá embaixo). É o momento em que a mulher tem de fazer força para expulsar o bebê. Segundo Dr. Flávio, em muitos casos a mãe esquece completamente da dor, por estar fazendo força para parir a criança. “A maioria das mulheres nem sentiriam a episiotomia”, explica.
O bebê nasceu!
Você vai sentir uma cólica, pois o útero ainda está se contraindo para expelir os tecidos formados na gestação. Às vezes, quando a mulher amamenta, a dor pode ser maior ainda, normal. Para fazer a episiotomia (incisão feita na região do períneo (entre a vagina e o ânus) para ampliar o canal de parto), o médico aplica um anestésico local. Quando o efeito passa, existe o incômodo dos pontos, como em qualquer outra cirurgia. Pode doer um pouco pra sentar, fazer xixi, mas provavelmente seu médico vai receitar analgésicos que aliviam até a recuperação total, que costuma acontecer depois de uns 3 ou 4 dias. A cólica uterina pode durar mais um pouco, até uma semana, principalmente quando a mãe amamenta, quando ocorre a liberação da ocitocina.
Cesariana
Bem, se no parto normal a mulher tem de lidar com a dor “durante”, aqui a batata quente vem depois. Se você não estava em trabalho de parto – ou seja, marcou a cirurgia para uma data específica – não sentirá dor nenhuma para dar à luz, já que estará sob efeito da anestesia, que pode ser geral (neste caso, a mulher dorme durante a cirurgia) ou regional (peridural ou raquidiana, que são mais indicadas: bloqueiam a dor da cintura pra baixo e mantem a mulher acordada). “O anestésico local combinado com o uso de morfina garante que a mulher não sinta dor por 24 horas”, explica Carlos Eduardo da Costa Martins, pai de Isabela e Bruno, diretor da Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo. Depois desse período, a dor e o desconforto da recuperação pós-parto é feita com medicações prescritas pelo obstetra.
O corte incomoda? Sim, incomoda, como qualquer outra cirurgia. Mulheres que vivenciaram a recuperação pós-parto de uma cesárea relatam que os pontos podem limitar os movimentos nos primeiros dias, quando o bebê requer cuidados intensos a toda hora. A boa notícia é que a técnica cirúrgica de uma cesariana evoluiu muito. Hoje em dia, já existem cirurgias minimamente invasivas, que não são tão impactantes para a mulher e para o bebê. Já ouvimos casos de mulheres que se impressionaram com o pós-parto de uma cesárea, muito mais tranquilo do que imaginavam. A verdade é que depende de cada pessoa. Só não pode escolher um tipo de parto ou outro por medo de dor. No fim, com seu bebê nos braços, verá que todo esforço vale a pena.
Tudo sobre caloria
15 coisas que você precisa saber sobre calorias
Quem quer emagrecer vive somando, cortando e falando sobre elas. Como são tão importantes nas dietas, vale a pena conhecê-las melhor.
1. O que é exatamente uma caloria?
É uma unidade de energia. "No caso, é a medida da energia fornecida pelos alimentos ao organismo," explica a nutricionista Priscila Maximino, da Nutrociência, clínica de assessoria em nutrologia de São Paulo (SP). Ou seja, o número de calorias de um item corresponde à quantidade de energia que este nos dá. Vale lembrar que nosso corpo precisa
de energia para tudo: desde prover o metabolismo basal, responsável pela manutenção das funções vitais em estado de repouso (tais como a respiração, o batimento do coração, a temperatura corporal, o crescimento do cabelo e a renovação dos tecidos), até possibilitar qualquer atividade física e intelectual.
2. Todo alimento tem calorias?
Sim, porque todos fornecem energia. Somente nutrientes como vitaminas, minerais e fibras e a água não contêm calorias. Se dividirmos os alimentos em grupos, veremos que cada grama de proteína e de carboidrato possui 4 calorias. A mesma quantidade de álcool tem 7 calorias e um grama de gordura tem 9 calorias.
3. Como se calcula as calorias de um alimento?
"Esse cálculo é feito em laboratório através da análise bromatológica, que consiste na verificação detalhada da composição dos alimentos", explica Priscila Maximino.
4. Basta comer menos calorias para emagrecer?
Não. "Emagrecer é uma conta matemática: é preciso gastar mais calorias do que se consome. O ideal é diminuir a ingestão com dieta e aumentar o gasto com mais exercício", assegura Carlos Cintra, preparador físico e especialista em fisiologia do exercício, de São Paulo (SP). A atividade física, além de contribuir para a perda de peso, ajuda a manter a boa forma.
5. Desde quando é obrigatório ter o número de calorias nas embalagens?
Desde 2000, segundo a Resolução nº 94, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que tornou a informação obrigatória na rotulagem nutricional de alimentos embalados.
6. Onde encontrar tabelas calóricas confiáveis?
No site da revista Dieta Já e em Cyber Diet, você encontra excelentes tabelas calórias. "Devem servir como referência também as tabelas de composição de alimentos que foram elaboradas por pesquisadores, tais como a da Universidade de São Paulo (USP), que se encontra disponível no site http://www.fcf.usp.br/tabela", recomenda Jocelem Salgado, nutricionista e professora da USP de Piracicaba (SP).
7. Como saber quantas calorias são gastas numa atividade física?
Esse número depende da duração da sessão de exercícios, do pique com que se faz e também do peso de quem a pratica. Na tabela abaixo, relacionamos o gasto calórico por quilo de peso corporal de algumas atividades praticadas em intensidade moderada durante uma hora. Aí, basta multiplicar o valor do seu exercício predileto pelo seu peso para descobrir quanto é capaz de queimar a cada vez que for malhar.
Dicas para manter a forma
13 dicas para manter a forma no inverno
O inverno chegou e com ele vem aquela vontade de ficar em casa debaixo das cobertas e comer todas as delícias que esta estação sugere.
Chocolate quente, fondue, sopa, massas e outras delícias que só de pensar já da água na boca, fazem parte do cardápio durantes estes meses, mas, não podemos esquecer que todas estas preparações são muito calóricas e que pode proporcionar aqueles quilinhos indesejáveis.
Veja a seguir, dicas em geral de como manter a forma no inverno e como fazer para não deixar de comer todos os alimentos saborosos que apreciamos nesta estação.
1- Beba água! No inverno as pessoas não tem vontade de beber
água, até mesmo outros líquidos, isso é um erro, pois durante o inverno também elimina-se água do corpo e é preciso repor essa perda, por isso não esqueça de beber de 2 a 3 litros de água todos os dias. Para ajudar a completar esta quantidade beba um chá quentinho.
2- Friozinho e sopa é uma ótima combinação. Se você souber preparar, escolher os ingredientes da sopa, é uma boa pedida, pois além de esquentar, terá uma refeição saudável. Use e abuse de verduras, legumes e temperos naturais. Acrescente com moderação carboidratos como: macarrão, arroz, mandioca, batata e mandioquinha, pois são todos alimentos do mesmo grupo alimentar. Cuidado com os cremes, pois geralmente é acrescido creme de leite, que fornece muitas calorias. Moderação na quantidade, não é porque é sopa que pode ser consumida à vontade, pois é um prato que fornece calorias como qualquer outro.
“Se você seguir as dicas de Cyber Diet terá um inverno saudável e estará em forma para próxima estação do ano”
3- Troque o chocolate quente tradicional pela versão light com leite desnatado e achocolatado light. Vale lembrar que mesmo os alimentos sendo light devem ser consumidos moderadamente. Ter menos calorias não significa que você pode comer em dobro.
4- Substitua os doces com chantilly, creme de leite e leite condensado por doces a base de frutas. Deixe para comer o doce de sua preferência 1 vez por semana, com moderação.
5- As massas com molhos brancos ou muito elaborados se tornam muito calóricas, portanto prefira massas com molho simples de tomate ou a bolonhesa. Uma sugestão para tornar o molho branco menos calórico é utilizar o leite desnatado no preparo.
6- O consumo de saladas no frio é bem menor pelas pessoas, mas o grupo das verduras e legumes são essenciais para o bom funcionamento do organismo. Pense em consumir estes alimentos cozidos, refogados, grelhados.
7- Consuma frutas todos os dias, sempre que possível opte por aquelas que contém vitamina C (laranja, limão, acerola, tangerina, morango, etc.), pois de acordo com alguns estudos esta vitamina diminui o tempo de cura em gripes e resfriados.
8- Fracione sua alimentação, faça de 5 a 6 refeições por dia, não pule refeições, estabeleça horários, assim não irá extrapolar na próxima refeição e não sentirá fome durante o dia.
9- Alimentos ricos em fibras proporcionam uma sensação de saciedade maior, por isso é interessante consumir nesta época em que sentimos mais fome, exemplos: pão integral, arroz integral, aveia, farelo de trigo, granola, etc.
10- Coma devagar e em ambientes tranqüilos assim sentirá quando estiver satisfeito. Aprenda a se controlar. Coma até que fique satisfeito e não empanturrado.
11- O consumo de bebida alcoólica costuma se elevar no frio, o que pode aumentar o consumo de calorias e conseqüentemente o peso, portanto moderação é fundamental, não esqueça que cada grama de álcool fornece 7 kcal.
12- Passar o inverno e não freqüentar uma festinha de queijo e vinho não é justo, então siga a nossa dica: dê preferência pelo queijo branco, experimente acrescentar um pouco de azeite e orégano. O vinho tinto é uma opção saudável, pois tem propriedades antioxidantes que fazem bem à saúde.
13- Não deixe de praticar exercícios! Não permita que o desânimo e a preguiça tomem conta de você, a prática de atividade física é importante para o seu corpo em qualquer época do ano.
Se você seguir as dicas de Cyber Diet terá um inverno saudável e estará em forma para próxima estação do ano.
Dicas para ficar linda
10 passos para estar linda no verÃo
O verão está aí, com o sol e o calor aquecendo nossas vidas. Roupas de praia, saias, blusas fresquinhas e vestidos voltam a ocupar lugar na frente do seu guarda-roupa. Agora me responda, seu corpo está em forma para a estação mais quente
do ano?
Se a resposta for negativa, Cyber Diet vai te dar passo a passo as dicas para que você mude esta situação e se sinta bem, de bem com seu corpo e com sua mente.
1º passo
Conscientize-se que você precisa mudar hábitos, praticar exercícios, aprender a comer na quantidade adequada e de forma equilibrada, e que para isso é preciso de tempo. Não deseje eliminar peso com rapidez, apenas para conquistar um corpo em forma para o verão, e sim busque atitudes que vão levar você a um corpo saudável em todas as
estações do ano.
2º passo
Atividade física, não tem como fugir, é preciso sim! E não apenas para gastar calorias, mas por todos os benefícios para a saúde mesmo. A Organização Mundial da Saúde recomenda a prática diária de 30 minutos de exercícios físicos, por isso, mexa-se! Para você que tem os exercícios como rotina, parabéns! Continue assim. Mas para você que não tem este hábito, inclua, nem que seja caminhada. Isso vai trazer muitos benefícios a você, como: disposição, controle da ansiedade, bem-estar, melhora cardiorespiratória, fortalecimento de músculos, ligamentos, flexibilidade, aumento do sistema imune, etc.
3º passo
Programe sua alimentação e veja quais mudanças são necessárias. Faça de 5 a 6 refeições por dia, não fique muitas horas sem comer. O café da manhã, almoço e jantar são imprescindíveis, nestas refeições é importante comer alimentos de vários grupos, por isso, nem pense em comer apenas uma saladinha de folhas no jantar, certo? Nas refeições intermediárias, consuma algo que seja prático, que você possa comer em qualquer lugar, na rua, no escritório, no clube, etc. Exemplo: barra de cereais, torrada, biscoito água e sal, frutas. Se você realizar todas as refeições diariamente, o seu organismo vai trabalhar mais e “queimar” mais calorias.
“Quantidade é o segredo! Diminua a quantidade dos alimentos em geral, mas não fique sem comer. Coma o suficiente para se sentir alimentado e não para ficar empaturrado”
4º passo
Tenha em casa alimentos saudáveis
e com poucas calorias, assim quando bater a fome fora de hora, você vai comer algo que não te prejudique. Evite ter em casa bolachas recheadas, salgadinhos de pacote e outros alimentos muito calóricos que faça você extrapolar as calorias e prejudicar o seu propósito.
5º passo
Verduras, legumes e frutas fazem parte de uma alimentação saudável e devem ser consumidos diariamente. Para aqueles que não gostam, experimentem! Conheça tipos diferentes, você vai encontrar algum tipo que agrade seu paladar. As frutas no verão são uma ótima pedida, fresquinhas, suculentas, leves. Mas preste atenção, as frutas, verduras e legumes devem fazer parte da sua alimentação, mas não substitua uma refeição principal por frutas e saladas.
6º passo
Quantidade é o segredo! Diminua a quantidade dos alimentos em geral, mas não fique sem comer, não exclua alimentos, como aqueles ricos em carboidratos, por exemplo. Coma o suficiente para se sentir alimentado e não para ficar empaturrado.
7º passo
Substitua os refrigerantes e os sucos de saquinhos por suco de fruta natural e água. Apesar do suco de fruta natural fornecer calorias, ele é mais saudável e contém nutrientes que vão fazer bem para sua saúde. Sobre a água, todos devem estar cientes de que é fundamental para manutenção do corpo e isso refletirá em pele, cabelo e unhas bem hidratados. Procure beber 2 litros por dia.
8º passo
Na hora da compra dos alimentos, veja sempre os rótulos dos alimentos e escolha alimentos saudáveis, clique aqui e aprenda como analisar um rótulo nutricional.
9º passo
Não é preciso ficar sem comer o que você gosta ou deixar de participar de festas, churrascos ou outros eventos só porque você quer eliminar peso ou manter, é possível sim freqüentar estes lugares, desde que você opte pelo que for mais saudável dentro do possível e não exagere na quantidade. Caso você exagere, não é preciso ficar sem comer no dia seguinte, evite fazer essas compensações. Siga em frente, volte com sua reeducação alimentar e pratique mais exercícios físicos, para assim “gastar” mais calorias.
10º passo
Comemore a cada atitude mudada, mesmo que seja algo pequeno pelo seu ponto de vista, pode ter certeza que é um passo grande para uma vida saudável. Com força de vontade você estará não só no verão de bem com a vida, mas todos os dias do ano.
dicas para emagrecer saudavel
10 dicas para o emagrecimento saudável
Comer, comer, comer! Para quem quer emagrecer, a comida não sai da cabeça 24 horas por dia
O que era um ato espontâneo, passa a ser pré-determinado. Explica-se: emagrecer requer horários para as refeições, não poderá mais ir correndo para a geladeira a qualquer momento só para satisfazer uma mera vontade. Alimentar-se é fonte de prazer, mas, primeiramente, fonte de energia e nutrientes para o organismo.
Convenhamos, quando se fala em disciplina alimentar quem é que não torce o nariz? Quem é que não acha que vai cair de pára-quedas em um campo de concentração, onde irá tocar a sirene da alimentação sem gosto?
Esqueça tudo isso! Alimentação sem sabor e altamente restrita significa caminho oposto do emagrecimento saudável. Isso mesmo.
Antes de dar pulos de alegria é bom saber – e ter certeza – do que pretende para você.
Emagrecer por estética só para entrar naquele vestido que insiste em ficar justo ou para entrar na calça de um ano atrás que tinha caimento perfeito faz com que loucuras sejam cometidas. Tenta-se de tudo. Dias e dias ingerindo somente saladas. É a dieta verde! Dias e dias bebendo só sucos. É a dieta da vitamina! Dias seguidos engolindo a mesma sopa. Que dieta é essa?
“Se quer uma receita para ajudar no emagrecimento, sem segredos, atividade física!”
Atitudes emergenciais trarão sucesso? Depende do que se entende por sucesso. Se ele significa ir àquela festa com o tão sonhado vestido, parabéns! Um conselho? Prepare-se para o que virá. Não se desespere se, na semana seguinte, encontrar dificuldades em entrar na mesma peça de roupa.
Agora, se pretende mudar a alimentação para ter um corpo mais saudável, mais disposto e mais bonito, a conversa é outra.
Não há fórmulas mágicas. Se quer uma receita para ajudar no emagrecimento, sem segredos, atividade física! Será bom estar mais disposto e, de quebra, queimar calorias e melhorar o condicionamento físico.
Emagrecer lentamente é desestimulante, já que não vê os resultados rapidamente? E o que dizer das várias tentativas frustradas? Como se sente quando se recorda de tantos sacrifícios?
Então, siga as 10 dicas seguintes e tenha um emagrecimento saudável. E, é claro, duradouro. Clique aqui e veja se você está dentro do peso saudável
1. Não tenha pressa. Se está acima do peso, pergunte-se há quanto tempo carrega esse excesso. Então, para que eliminar peso do dia para a noite?
2. Corrija gradativamente a sua atitude em relação aos alimentos.
3. Não exclua de um dia para outro aquele alimento que só de pensar dá água na boa. Na verdade, nunca o exclua, mas saiba quando e quanto pode ingerí-lo.
4. Controle a ansiedade. Encontre uma distração ou um hobby que faça com que a sua atenção desvie da comida.
5. Estipule horários para as refeições.
6. Deixe de comer aquele doce e substitua pela fruta da sua preferência.
7. Beba muita, mas muuuuuita água.
8. Deixe o seu prato colorido. Saladas e legumes devem estar presentes diariamente no almoço e jantar.
9. Se alguém notar que está adotando novos hábitos e perguntar se está de "regime", mande um audível "não". Muitas pessoas adoram sabotar as boas intenções alheias.
10. Confie em você! Tenha sempre uma atitude positiva. Estar determinada e confiante é mais do que meio caminho andado para atingir o seu objetivo.
dez dicas para emagrecer
10 dicas para emagrecer depois das festas
O Natal e Ano Novo se foram e um ano novo se inicia. E o que ficou? Ressaca, quilinhos a mais e muitas promessas para 2009? Se você está nesse barco, aproveite o verão e comece já a cuidar da alimentação e da atividade física. Afinal, abusar de saias, shorts, blusinhas e biquínis com tranqüilidade requer esforço. Veja as dicas que CyberDiet preparou para te ajudar a iniciar bem 2009.
1- Aproveite o estímulo do início do ano e estabeleça metas diárias. É importante ter um objetivo a ser percorrido, que seja claro e realista. Ao alcance de cada meta, fica mais fácil atingir o objetivo final.
2- A temperatura é quente e pede comida leve: bastante salada, crua ou cozida, cereais integrais, carnes brancas, feijão e frutas frescas.
3- Esqueça aqueles alimentos muito calóricos e gordurosos. Evite frituras, molhos à base de maionese, à base de queijo, doces, creme de leite, manteiga,
etc.
4- Faça 5 a 6 refeições ao dia, com pequena quantidade de alimentos. O café da manhã, almoço e jantar devem ser equilibrados e completos. Faça também lanches entre as refeições com frutas ou barra de cereais, sucos ou água de coco.
“A temperatura é quente e pede comida leve: bastante salada, crua ou cozida, cereais integrais, carnes brancas, feijão e frutas frescas”
5- Para hidratar e nutrir beba sucos de frutas. Escolha os mais refrescantes e menos calóricos: melão, limão, abacaxi, melancia.
6- Evite os doces em excesso. Quando tiver vontade, coma uma porção pequena, mas não faça disso uma rotina. Se você não vive sem sobremesa, escolha a fruta de sua preferência e bom apetite.
7- Beba muita água, de 1,5 a 2 litros de água por dia. A água hidrata, estimula a circulação sanguínea, o metabolismo, o funcionamento intestinal, a digestão, e com isso contribui também para o processo de emagrecimento.
8- Faça as preparações no vapor, assadas, cozidas ou grelhadas. São mais nutritivas, menos gordurosas e muito mais saudáveis.
9- Chega de bebidas alcoólicas. O ano que se passou já foi comemorado e agora mãos à obra para estar em forma no verão.
10- Apenas alimentação não faz milagre. O conjunto alimentação saudável e exercício físico regular é fundamental para mandar embora os quilinhos extras.
Alimentos Afrodisiacos
Alimentos Afrodisíacos
Estamos nos aproximando da data mais romântica do ano: o Dia dos Namoradoss
Para celebrar a data, nada mais conveniente do que falar sobre alimentos afrodisíacos. Será que eles realmente existem? Seus efeitos são comprovados? Que alimentos escolher para preparar para o parceiro (a) nesta data?
A palavra afrodisíaco vem de Afrodite, a deusa do amor, da beleza e possuidora de um forte poder sedutor.
Desde então muitas pessoas começaram a considerar alimentos, bebidas e até alguns medicamentos como afrodisíacos, ou estimulantes sexuais, desde que ligados à deusa ou que se assemelhassem à partes genitais do corpo humano.
Mas será que existem realmente alimentos que tenham o poder de despertar estímulos sexuais? Na realidade, não existe nenhuma comprovação científica a respeito desta teoria.
“O mais importante para que um prato se torne afrodisíaco, é que tenha uma boa aparência, aroma fascinante e sabor agradável”
O que se sabe somente é que alguns alimentos possuem nutrientes que desempenham papéis no bom desempenho sexual ou que devido ao seu aroma possam despertar o poder da imaginação.
No entanto, como não há nada a se perder, talvez consumir alguns alimentos e fazer um bom uso da sua imaginação, possa ter como resultado um bom desempenho sexual neste dia tão especial.
Veja alguns alimentos tradicionalmente considerados como afrodisíacos:
Frutos do mar: principalmente as ostras, que são ricas em zinco, mineral que contribui para a formação de testosterona, hormônio masculino.
Chocolate: possui propriedades estimulantes, liberando endorfina, que propicia uma sensação de bem estar.
Ovo de codorna: possui grande valor energético, além de ferro, vitamina B1, B2 e cálcio, porém não há nenhuma propriedade que possa estimular o desempenho sexual.
Amendoim: Por ser rico em vitamina B3, contribui para vasodilatação sanguìnea, aumentando a libido.
Pimenta, pimentões, curry e outros alimentos picantes: foram vistos como afrodisíacos porque seus efeitos fisiológicos – freqüência cardíaca elevada e sudorese -- são similares às reações físicas experimentadas durante o sexo.
Outros alimentos como catuaba, cacau e ginseng possuem uma substância chamada feniletilamina que é responsável pela sensação de prazer.
Ao mesmo tempo em que podemos consumir alimentos que apimentem esta grande noite, outros alimentos devem ser evitados para que não prejudiquem sua noite.
Alimentos que possuem gordura saturada: como frituras, doces e carnes gordas que favorecem a presença de placas de gorduras, que impedem a circulação sanguínea, além de possuírem uma digestão mais lenta.
Bebida alcoólica: Se consumida com moderação, poderá despertar a libido, porém se consumida em excesso, pode causar impotência.
Alho e Cebola: Procure evitar consumir estes temperos nesta noite, pois devido ao seu sabor acentuado, poderá causar mal hálito.
Hortaliças crucíferas e algumas leguminosas: repolho, brócolis, couve-flor, feijão, entre outros podem provocar gases, devido ao seu poder de fermentação.
O mais importante para que um prato se torne afrodisíaco, é que tenha uma boa aparência, aroma fascinante e sabor agradável, estimulando os cinco sentidos para que a sua imaginação crie um clima todo especial.
Se alimentando adequadamente, você estará consumindo todos os nutrientes importantes não só para um bom desempenho sexual, mas para uma vida saudável, podendo desfrutar de todos os prazeres da vida.
Massas engordam?
quais alimentos que mais engordam
Massas engordam. Mito ou Verdade?
Quem resiste a uma deliciosa massa nesse friozinho? Mas de repente vem aquela dúvida: será que vou engordar? Vamos abordar este delicioso tema, explicando um pouco sobre os diversos tipos de massas e dar o segredo, para que você possa comer sem culpas
Não há certezas sobre a origem do macarrão, uma linha acredita que sua origem seja chinesa outra acredita que o macarrão seja de origem italiana, por ter sido encontrado em ruínas da Pompéia, na Itália, por volta do ano IV a.C.
O fato é que o macarrão passou a ser adorado pelos italianos, que deram nome a vários tipos de acordo com seus formatos. A palavra macarrão refere-se principalmente às massas em forma de “tubo”. O penne, por exemplo, tem esse nome por se assemelhar a uma pena. As variedades mais comuns são as seguintes: espaguete, fettuccini, fusili, talharim, rigatoni, farfalle e penne.
As massas podem ser feitas com ingredientes diversos, como: farinha de trigo comum, sêmola, semolina de trigo, farinha de trigo integral, derivados de cereais, leguminosas, raízes, tubérculos. E podem ser classificadas como secas, frescas, instantâneas ou pré-cozidas, de acordo com a sua forma de preparação.
“Opte por massas integrais, que foram elaboradas com farinha integral, ricas em nutrientes e fibras que colaboram com o funcionamento intestinal”
O macarrão é uma das massas mais consumidas no Brasil, pois afinal, a famosa macarronada de domingo é comum na casa de milhões de pessoas. O macarrão é consumido após ser cozido, acompanhado de diversos tipos de molhos.
Tipos de macarrão
- Macarrão comum: Elaborado com farinha de trigo e água. Não contém colesterol, pois não há adição de ovos.
- Macarrão com ovos: É adicionado 3 ovos para cada quilo de farinha.
- Macarrão de sêmola: Elaborado com farinha de trigo especial ou sêmola, tornando o produto mais claro. Não contém colesterol, pois não há adição de ovos.
- Macarrão caseiro: Feito de forma artesanal, onde a massa é laminada, tendo maior porosidade e absorvendo melhor o molho.
- Macarrão grano duro: É utilizado um trigo chamado trigo durum, este tipo de macarrão fica mais “soltinho”. Não contém colesterol, pois não há adição de ovos.
- Macarrão integral: Elaborado com farinha de trigo integral, contém mais fibras em sua composição. Assim como o macarrão comum, de sêmola e o grano duro, não contém colesterol, pois não há adição de ovos.
O ponto ideal de cocção do macarrão é aquele denominado “al dente”, quando a massa não fica nem muito dura, nem muito mole. As massas levam em média dez minutos para cozinhar, sendo que a massa fresca cozinha mais rapidamente do que a seca.
Na hora da compra, escolha as de cor homogênea, sem manchas. Evite as opacas. Verifique a data de vencimento e o estado da embalagem. Pequenos furos nos pacotes podem significar a presença de gorgulhos (bichinhos que se alimentam de farinhas).
Informação nutricional
As massas são ricas em carboidratos. Muitos praticantes de atividade física utilizam a massa como sua primeira fonte de energia. Apesar de sua má fama, 100g de macarrão cozido fornecem aproximadamente 109kcal. Comparando com o arroz, que em 100g fornece 164kcal, o macarrão ainda tem menos calorias.
O problema é o molho ou ingredientes que são acrescidos. O segredo para manter a forma e poder saborear uma massa deliciosa, é saber escolher o molho e demais ingredientes utilizados na preparação, e comer uma quantidade moderada. Os molhos à base de queijo são mais calóricos e possuem mais gordura, por isso dê preferência aos molhos de tomate.
Outra dica importante é optar por massas integrais, que foram elaboradas com farinha integral, ricas em nutrientes e fibras que colaboram com o funcionamento intestinal.
Veja a seguir alguns tipos de massas, com molhos diferentes e a quantidade de calorias:
- Macarrão ao sugo (molho de tomate), 1 prato raso (200g) = 274kcal
- Macarrão à bolonhesa (molho de tomate com carne moída), 1 prato raso (200g) = 302kcal
- Macarrão com molho branco, 1 prato raso (200g) = 358kcal
- Macarrão ao alho e óleo (alho dourado no azeite ou no óleo), 1 prato raso (200g) = 438kcal
- Macarrão à putanesca (molho de tomate, azeitona preta e aliche ou alcaparras), 1 prato raso (200g) = 290kcal
- Macarrão parisiense (molho branco, ervilha, presunto), 1 prato raso (200g) = 438kcal
- Lasanha quatro queijos, 1 pedaço médio (150g) = 257kcal
- Lasanha presunto queijo, 1 pedaço médio (150g) = 256kcal
- Canelone de ricota (molho branco), 1 unidade média (30g) = 127kcal
- Capeleti de carne (molho de tomate), 1 colher de servir (45g) = 141kcal
- Capeleti de frango (molho rosê), 1 colher de servir (45g) = 176kcal
- Nhoque à bolonhesa, 1 colher de servir (65g) = 200kcal
- Ravioli de queijo (molho branco), 1 colher de servir (45g) = 174kcal
- Ravioli de carne (molho de tomate), 1 colher de servir (45g) = 156 kcal
Agora você já pode optar pelo prato menos calórico, sem ter que se privar de uma massa maravilhosa nos almoços de domingo ou em qualquer ocasião.
como descobrir uma traicao
Veja os 15 sinais que indicam a traição
Existem épocas em que o namoro ou o casamento pode não andar muito bem e a suspeita de que o parceiro esteja tendo uma aventura extraconjugal pode começar a rondar a cabeça.
É provável que a vontade de revistar bolsos, o celular, procurar marcas de batom em colarinhos ou cheiro de perfumes diferentes nas roupas comece a aparecer, mas nem sempre é preciso ir tão longe para obter indícios de uma traição.
De acordo com a psicóloga Olga Inês Tessari, quando alguém comprometido arruma uma segunda pessoa existe um conflito interno e o sentimento de culpa acaba aparecendo, sendo assim, mudanças de comportamento e mesmo na personalidade são os primeiros sinais de que uma relação não está harmoniosa e que a possibilidade de logo haver uma traição é muito grande.
O detetive e diretor da Central Única Federal dos Detetives do Brasil, Edilmar Lima, que já atendeu em seu escritório aproximadamente 6,5 mil casos sobre adultério, explica que todas as pessoas podem se tornar um traidor em potencial.
"Cotidianamente vivemos uma disputa acirrada, é uma verdadeira batalha em prol de 'segurar' o nosso affair, tanto o homem quanto a mulher recebem 'cantadas' no seu dia-a-dia, no seu trabalho, na rua, na Internet, no mercado e em tantos outros lugares", afirma o detetive.
Segundo Edilmar Lima, infelizmente ainda não foi desenvolvido nenhum antídoto para evitar a traição, o que se pode tentar fazer é prevenir e policiar, mas sem deixar que isto se torne uma ameaça à relação.
15 atitudes que podem indicar que você está sendo traída:
1) O parceiro começa a dizer que precisa de um espaço só dele, sendo que antes o casal fazia tudo junto
2) Começam as reuniões com os amigos, onde a presença do outro é totalmente dispensável e imprópria
3) Ele está mais interessado em comprar roupas novas ou há momentos em que sai de casa mais arrumado para fazer ações banais, como "tomar um ar"
4) Seu parceiro há algum tempo começou a trabalhar até tarde e a ter reuniões no final de semana, mesmo sem mudança aparente no emprego
5) Ele tem se irritado ou fica estressado com facilidade
6) Mudança no comportamento: ele está mais amável do que o normal ou então você percebe que muitas vezes tem ficado como segundo plano
7) Sempre que está ao seu lado e o celular dele toca ele fica sobressaltado ou quer ficar sozinho para atendê-lo
8) Quando você telefona dificilmente consegue falar com ele
9) O apetite sexual dele mudou. O tempo todo está ocupado ou cansado demais para você ou então de uma hora para outra quer fazer sexo a todo instante com medo de que você perceba que ele tem outra
10) Ele começa a chegar sempre atrasado em compromissos
11) Ele tem crises excessivas de ciúmes
12) Quando chegam as contas, ele trata de pegá-las rapidinho para esconder gastos com telefonemas pelo celular ou com cartões de crédito em restaurantes, motéis, presentes para a amante
13) Ele critica outros infiéis
14) Ele se incomoda de ver você muito quieta, com medo que você desconfie da traição
15) Ele começa a achar tudo caro e costuma dizer com freqüência que vocês precisam fazer passeios mais baratos para economizar dinheiro
Traiu e se arrependeu? Veja o que fazer
Traiu e se arrependeu? Veja o que fazer
Mesmo com uma relação estável, foi inevitável dar uma escapadinha e agora a traição não tem volta. Diante de uma infidelidade, muitos são categóricos ao afirmar que a relação não anda bem. Pode ser esse o seu caso ou não, mas algo te levou a ceder a uma aventura. E para piorar, ele descobriu. Quer recuperar a sua paixão? Aqui vão algumas dicas que podem salvar o amor que ainda existe entre vocês.
Seja uma mulher valente
Tenha em mente que muitos homens dizem que nunca perdoariam uma infidelidade e reagiriam com rejeição e indiferença, então esteja preparada. Para a maioria deles, a sua aventura significa falta de respeito e será difícil de esquecer.
No entanto, apesar do "ódio" que se segue logo após a confissão ou descoberta da traição, o amor não morre de um dia pro outro. É preciso aproveitar esse tempo em que você sente que o vínculo afetivo ainda existe, mesmo que esteja por um fio.
Recupere a confiança
O importante é tentar recuperar a confiança perdida. Comece com um diálogo, aceitando a situação com sinceridade e transparência.
- Não dê detalhes de como passava o tempo com o "outro", e enfatize que não rolou sentimentos mais profundos e que tudo foi passageiro, se for o que sente de verdade;
- Peça a ele que analise o que te levou a buscar uma outra pessoa e discuta se ambos estão dispostos a acertar suas diferenças antes que casos assim voltem a acontecer. E abaixar a cabeça para pedir desculpas não é falta de dignidade, desde que esteja realmente arrependida;
- Conte-lhe das mudanças que fará para não repetir o erro e para evitar que a relação se desgaste. Se ele estiver disposto a te perdoar, os dois devem ficar mais atentos e ele também precisa contribuir;
- Ligue para dizer o que fez, envie mensagens ou escreva uma carta romântica. Vale de tudo para que ele perceba que está pensando nele ou que tem vontade de vê-lo;
- Prepare um jantar especial e decore o lugar deixando-o mais aconchegante e íntimo, para que possam discutir com calma o que ainda está pendente. Podem ser necessários vários encontros para resgatar o sentimento anterior;
- Diga que tem certeza de que quer passar momentos maravilhosos e experiências emocionantes ao lado dele e somente dele;
- Reconheça que errou e que o magoou, mas que está disposta a compensar da melhor maneira possível.
- Cheguem a um consenso de como seguir adiante. Pergunte-lhe o que deve fazer para que ele volte a confiar em você e, se estiver de acordo, prometa que fará o possível.
Conversem novamente sobre seus planos juntos e retomem os que foram deixados para trás. Diga que nunca teve nada "a longo prazo" com o outro, e que agora só existe um homem nos seus planos.
Dê tempo, mas não se afaste
Tenha paciência para que ele entenda tudo o que você está dizendo, pois traição é algo que não se esquece de uma semana para outra. Se ele já ouviu a sua versão, agora vai querer um tempo para decidir se consegue continuar com você, apesar da desconfiança que sentirá quando estiverem separados.
Enquanto isso, passe um tempo com sua melhor amiga, seja a mulher pela qual ele se apaixonou um dia. Mais do que nunca é hora de expressar seu carinho e agradá-lo ao máximo sem ser excessiva. Vá devagar, mas seja firme.
Plano de reconquista
- Pense nos detalhes que uniu vocês, leve-o para jantar em seu lugar preferido, relembre-o que o ama e diga o que admira nele. Mexer com seu ego pode ajudá-lo a entender que o ama de verdade;
- Utilize suas táticas de sedução e realize aquele sonho erótico que ele mencionou há um tempo. Vista sua lingerie mais sexy e recupere o desejo que ainda existe entre vocês.
Táticas finais
Se nada deu certo e ele está se afastando cada vez mais, você pode tentar algumas estratégias hollywoodianas como último recurso:
- Ligue para uma emissora, peça a sua canção favorita ou uma que fale de perdão e o avise para escutar a rádio. Talvez você consiga até falar ao vivo e dizer o que sente por ele;
- Alugue aqueles aviões que levam faixas de amor ou façam mensagens de fumaça para que a cidade inteira saiba que o ama;
- Faça uma serenata sob sua janela com as músicas mais românticas que conheçam;
- Mande-lhe flores e escreva um cartão com uma linda mensagem.
Não deixe de expressar o que sente por ele enquanto se recuperam do que aconteceu. Tenha muita paciência e trabalhe para que a relação volte a se fortalecer novamente. Nada é impossível, só depende do amor.
Internet pode destruir uma relacao?
Internet pode destruir uma relação?
Com a difusão de conexões cada vez mais rápidas para acesso à Internet, os usuários estão ainda mais assíduos e o mundo virtual fica mais atraente a cada dia. Em ambientes de trabalho os funcionários se comunicam por mensagens instantâneas, pessoas de todo o mundo jogam videogame juntas, parentes que não se vêem há anos retomam contato via email, amigos de colégio marcam encontros em grupos de discussão e, claro, casais se formam a partir do contato online - mas outros casais se separam também, por causa das chamadas "traições virtuais".
A facilidade que um indivíduo tem de encontrar alguém e engatar um relacionamento pode ser bastante prejudicial para um namoro ou um casamento. Das inúmeras possibilidades que a Internet oferece, entre salas de bate-papo, Orkut, MSN, email, uma delas é a chance de você ser quem quiser, falar o que desejar, incorporar um personagem e ter uma vida paralela. Prova disso é o fenômeno Second Life ("segunda vida", em tradução livre para o Português), no qual é possível criar um boneco e circular por diversos cenários (alguns imitando lugares reais) conhecendo pessoas, conversando com elas e até mesmo gastando dinheiro com casa, mobília, ações e eventos patrocinados. "O anonimato e a interatividade é a grande parceria do mundo digital", explica Thiago de Almeida, psicólogo especialista em relacionamentos amorosos e pesquisador da Universidade de São Paulo.
No entanto, não é possível chamar a Internet de "destruidora de lares" ou acusá-la de ser o motivo de um relacionamento fracassado. "Muitos pesquisadores concordam que a Internet não pode ser responsabilizada pela separação dos casais. Estas uniões certamente já não caminhavam bem e ela foi apenas um meio que facilitou a rápida comunicação entre as pessoas", ressalta Almeida. "Estes indivíduos normalmente já estavam procurando experiências em outros locais, com ou sem sucesso."
Conversas inocentes
Às vezes, a pessoa não procura um novo parceiro, apenas alguém para conversar, um amigo. "Para muitas pessoas, o mundo virtual é a porta de entrada para um mundo de oportunidades e possibilidades, onde há tanto a possibilidade para se fazer amigos, de localizar pessoas, de arranjar um encontro para ir ao cinema, ou até mesmo para encontrar parceiros para sexo casual", enumera o psicólogo. O perigo está na intimidade que se adquire com a pessoa do outro lado do computador, mesmo sem a presença física dela.
Fabiana*, 25 anos, namora há cinco anos mas a relação quase foi abalada devido a uma amizade pela Internet. "No começo do namoro, eu costumava ficar horas nas salas de bate-papo porque já estava acostumada com essa rotina. Gosto de trocar idéias, mas nunca quis me aventurar no cybersexo ou em um affair", conta. No entanto, uma dessas amizades começou a ir mais longe e o namorado reclamou. "Ele achava ruim porque esse amigo começou a fazer parte da minha vida, me mandava presente, me ligava para conversar como se fosse um velho conhecido. Mas não era um velho conhecido, tínhamos nos conhecido há poucos meses". No final, Fabiana acabou se afastando da Internet e das amizades virtuais para não prejudicar seu relacionamento com o namorado.
Almeida conta que são muitos os cônjuges preocupados com o adultério virtual. Essa preocupação pode levar a um estado de vigília que pode ser prejudicial mesmo se a traição não for consumada. Foi o que descobriu Camila*, 24 anos, após vasculhar o histórico de conversas do MSN do seu namorado. Como ele usava o mundo virtual para conhecer garotas antes de namorar com ela, Camila acabou lendo diálogos que gostaria de não ter visto, com insinuações sexuais de ambas as partes. "Aprendi que quem procura, acha", diz. Nessa situação, Thiago de Almeida acredita que "cada caso deve ser analisado com parcimônia para saber se coloca em risco a situação do casamento ou namoro." No exemplo de Camila, como a conversa havia acontecido há mais de um ano e seu namorado há tempos não demonstrava nenhum sinal de amizades virtuais, eles conversaram e a relação continua bem.
Sorte semelhante não teve Carolina*, 30 anos. Há um ano e meio seu marido conheceu uma mulher na Internet e largou tanto ela quanto os dois filhos do casal. "Na verdade, a outra mulher tentou convencê-lo a levar as crianças porque tinha mais condições financeiras de cuidar delas, mas eu não deixei", relembra. Após três meses e 12 quilos mais magra, ela decidiu tentar voltar a uma vida normal com os filhos. "Eles são tudo pra mim, são o que tenho de mais precioso", desabafa.
E é preciso muito cuidado no tipo de relação que se estabelece na Internet, porque o romance pode ser virtual mas, se for descoberto ou assumido, como no caso do ex-marido de Carolina, os impactos recaem na vida das pessoas de carne e osso - e quem sofre as conseqüências não são somente o traído e o traidor, mas até mesmo filhos e demais familiares.
Perigos e estímulos
Situações como essas não são difíceis de acontecer. O especialista em relacionamentos amorosos explica que as pessoas têm inclinação a evitar contatos que possam causar futuras frustrações e tendem, então, a idealizar o "outro". Dessa forma, depositam essas expectativas no interlocutor do bate-papo virtual que pode, afinal de contas, ser qualquer um que se desejar. "Partilhar experiências e fantasias sexuais no espaço virtual pode ser mais excitante e provocar uma sensação de intimidade maior do que ter uma relação sexual em casa com os nossos parceiros do cotidiano", comenta.
É comum também, no Brasil, usuários do site de relacionamentos Orkut cometerem o chamado "orkuticídio", ou seja, apagarem seus perfis da rede a pedidos do parceiro. É o caso de centenas de internautas, entre eles Tatiana*, 25 anos. A garota mal começou a namorar e logo seus amigos perceberam que o seu perfil não existia mais. "Quando me perguntam a razão de eu ter feito isso, respondo que queria evitar conflitos, apesar de pouco usar o serviço do Orkut", argumenta. Ela é uma dentre muitas pessoas que acreditam que a Internet acaba com a privacidade do casal, como Regina*, 24 anos. "As pessoas tinham preconceito por eu namorar alguém de raça diferente da minha, e até mesmo meus parentes começaram a deixar recados ofensivos na minha página. Tive que apagar tudo e me desligar da rede", conta.
Mas ao mesmo tempo em que o mundo digital pode apresentar-se como ameaça a relacionamentos, ele também aproxima as pessoas. Especialmente pessoas tímidas, que conseguem uma via para expressar seus pensamentos e terem conversas agradáveis, já que podem se expor sem de fato se identificar. Maurício*, 21 anos, gostou da experiência de namorar alguém que conheceu pela web. "No começo rolou uma timidez, mas depois relaxamos", relata. "Foi a primeira vez que namorei alguém que conheci primeiro na net, ficamos seis meses juntos. Valeu a experiência", alegra-se.
Descubra se você é viciada em relacionamentos
Descubra se você é viciada em relacionamentos
A história começa assim: você se sente só e perdida sempre que está solteira. Parece que nada faz muito sentido, nem mesmo aquele barzinho bacana com as amigas. Então, por que não sair à caça e preencher esse vazio? Eis o momento em que você começa a emendar um namoro no outro, sem nem ao menos se dar tempo para "curtir" a fossa do término anterior.
O vício em namoros não é uma doença, muito menos um distúrbio. Em sua maioria, a dependência é causada por uma baixa auto-estima que pode ter causas diversas. "Geralmente, essas mulheres não se valorizam, não conseguem ter um pré-requisito. Elas acreditam que não são capazes de encontrar outra pessoa melhor. Para elas, é melhor estar com qualquer um do que estar sozinha", comenta a psicóloga e psicodramatista Cecília Zylberstajn.
E estar sozinha é, em sua maioria, a pior coisa que poderia acontecer com uma mulher que não consegue se ver solteira. Dependência emocional, psicológica e até mesmo financeira dão aquele empurrãozinho para que ela projete um relacionamento sério com pessoas que não correspondam em nada com seu "tipo ideal de homem".
"As referências devem estar na mulher, nas necessidades dela, no que ela espera de um relacionamento. Mas nessas situações a referência muda, porque é mais importante estar com esse homem, porque ela não consegue se imaginar sozinha", conta Cecília. Assim, é mais fácil se relacionar com um homem por quem não se esteja apaixonada, do que esperar pelo amor verdadeiro.
De acordo com a psicóloga Renata Soifer, para essas mulheres o término do namoro é tão complicado quanto o acaso de ficarem solteiras. "Pode ser difícil para ela terminar o relacionamento, pois ela tem medo de ficar sozinha. Na verdade, essas mulheres têm medo da solidão", conta.
Decorrência de diversos possíveis fatores (como transtorno de ansiedade, pressão familiar e/ou social, histórico familiar e vivência pessoal), a baixa auto-estima - que envolve a mulher no ciclo vicioso de emendar relacionamentos - pode acarretar sérias conseqüências emocionais. "Pode se agravar como qualquer vício. A tendência é ela procurar uma pessoa cada vez mais difícil, relações cada vez mais fortes e intensas", alerta Cecília.
A psicóloga afirma ainda que tudo aquilo que tem potencial de causar vício provoca prazer de alguma maneira. Com namoros mais intensos, a mulher passa a vivenciar os altos e baixos da relação de um jeito mais extremo, o que satisfaz sua busca por sentimentos cada vez mais fortes.
"Essa mulher passa ainda a acreditar cada vez menos nela, fica difícil acreditar que ela consiga se desvencilhar do relacionamento. Ela acredita ainda menos de que merece alguém que seja melhor para ela, que corresponda as suas reais necessidades", completa Cecília.
Tratamento
Desfrutar de certos momentos da vida sozinha. Essa pode ser a saída para mulheres viciadas em relacionamento. "Não é necessário passar por tudo na vida dentro de um relacionamento. Tem certos momentos que é melhor ficar sozinho, e não há nada de errado nisso", explica Renata Soifer.
Segundo a psicóloga, a mulher deve olhar para si e entender quais são suas necessidades, suas buscas, suas expectativas em uma relação. "Com calma e sem pressa, ela pode encontrar a pessoa que corresponda aos seus anseios. Mas é preciso que se dê o tempo necessário para isso", afirma Renata.
"Essas mulheres se vitimizam muito, culpam o homem pelos momentos ruins da relação. Elas precisam se responsabilizar pelo comportamento delas e entenderem que também têm responsabilidade pelo que está acontecendo. A psicoterapia pode ser um caminho para que ela aprenda a se conhecer e a entender que tem coisas boas para oferecer para ela mesma", alerta Cecília Zylberstajn.
Características da mulher que ama demais
Segundo material publicado no site do programa de recuperação Mulheres que Amam Demais Anônimas (MADA), algumas características podem ajudar a definir essas mulheres:
- Vem de um lar desajustado, onde suas necessidades não foram supridas;
- Com medo de ser abandonada, faz qualquer coisa para impedir o fim do relacionamento;
- Habituada à falta de amor em relacionamentos pessoais, está disposta a ter paciência, esperança, tentando agradar cada vez mais;
- Está disposta a arcar com mais de 50% da responsabilidade, da culpa e das falhas em qualquer relacionamento;
- Sua auto-estima está criticamente baixa, e no fundo não acredita que mereça ser feliz. Ao contrário, acredita que deve conquistar o direito de desfrutar a vida;
- Como experimentou pouca segurança na infância, tem uma necessidade desesperadora de controlar seus homens e seus relacionamentos;
- Está muito mais em contato com o sonho de como o relacionamento poderia ser, do que com a realidade da situação;
- Tende a ter momentos de depressão e tenta previní-los por meio da agitação criada por um relacionamento instável;
- Não tem atração por homens gentis, estáveis, seguros e que estão interessados nela. Acha que esses homens "agradáveis" são enfadonhos.
dicas para elevar a temperatura do sexo
Veja sugestões para elevar a temperatura na hora do sexo
Para manter-se fiel ao parceiro e, ao mesmo tempo, passar longe da monotonia, o melhor a fazer é inovar entre quatro paredes. Para tanto, há uma série de brincadeiras e atitudes que podem levar vocês dois às alturas.
A sexóloga norte-americana Rachel Copelan destaca que quando a paixão dos primeiros anos esfria é normal a diminuição do desejo sexual.
Mas nem tudo está perdido, sua relação duradora pode ser mantida por muito mais tempo desde que você quebre a rotina. De acordo com Rachel, há uma série de técnicas básicas e conselhos práticos para que vocês se transformem em amantes mais que perfeitos.
Recorde o início
Recrie um cenário especial para reviverem a primeira vez que estiveram juntos na cama. Vista-se de forma que sua aparência se assemelhe aquela do passado. Marque um encontro no mesmo local. Flertem. Mantenham a farsa e só se entreguem na cama. Continuem revivendo a nostalgia enquanto fazem amor.
Fantasias eróticas
Que tal experimentar as fantasias mais tradicionais com um toque de inovação? Seja você a doutora e deixe que ele seja seu enfermeiro, ou seu paciente. Vocês podem dar mais realidade ao cenário usando instrumentos médicos, como o termômetro, lupa, e, se for possível, até mesmo o estetoscópio.
Organize uma festa só para vocês
Prepare a festa e deixe claro que você faz questão de receber muitos presentes, principalmente os sexuais. Antes de começar a ação, façam uma avaliação do desempenho de vocês no passado, combinem o que deve ser esquecido e aprimorem as técnicas que deram certo.
Façam amor na cozinha
Escolha um menu bem caseiro. Enquanto vocês apreciam a comida, vá esquentando o clima com carícias. Coloque tempero na refeição com beijos e mordidinhas. Um bom vinho ajuda muito na ambientação para o sexo.
Cine erótico
Incorpore as cenas de cinema na sua vida sexual. Vocês podem, inclusive, imitar as posições e representar com as mesmas falas dos personagens.
Recorra ao "livro"
Não é à toa que o Kama Sutra é o mais famoso livro que ensina posições para o sexo. Procure, e experimente, claro, aquelas que mais combinam com o casal. Não limite-se e faça o parceiro se libertar de possíveis pudores para que juntos vocês tenham uma prazerosa noite de amor.
Jogo de confiança
Vende seus olhos e diga que ele pode fazer o que quiser com você. A idéia desse jogo é que o mistério irá aumentar ainda mais seu tesão. Em seguida, podem trocar os papéis.
Desperte seus sentidos
Um cubo de gelo e uma bebida quente serão seus melhores aliados. Passe o cubo de gelo pela boca antes de começar a percorrer o corpo dele com os lábios. Depois tome algo quente e vá alterando as sensações.
Luzes, câmera e...
E por que não? Use velas, essências e o que mais for necessário para criar um cenário erótico. Atreva-se e faça sua performance da forma mais natural possível. Esqueça da câmera e deixe a imaginação rolar solta. O vídeo pode servir de inspiração para um próximo encontro.
Como estimular o ponto G
Injeção pode estimular o ponto G
Enquanto alguns casais ainda se empenham para tentar encontrar o tal ponto G, que garantiria o prazer feminino na hora da penetração, alguns médicos propõem um atalho polêmico para se atingir finalmente o alvo. A idéia é aplicar uma injeção intravaginal de colágeno para aumentar essa região e torná-la mais sensível.
Patenteada nos Estados Unidos como G-Shot, a injeção é mais conhecida no Brasil como a técnica que promove o aumento do ponto G - e está longe de ser popular. Poucos médicos admitem aplicar o procedimento que custa cerca de R$ 2,5 mil e que não é reconhecido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
A aplicação do colágeno também não tem a aprovação da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para uso na cavidade interna da vagina, apenas para o preenchimento cutâneo, ou seja de lábios e rugas. Porém, por meio de sua assessoria, a Anvisa declarou que não pode interferir na ação dos médicos que indicam a técnica para as pacientes e que, portanto, devem se responsabilizar sobre as conseqüências.
Como funciona na prática
Segundo o cirurgião plástico Murilo Caldeira, que usa a técnica, uma anestesia é aplicada a 4cm da entrada do canal vaginal, na região superior (a região onde se encontra o tal ponto G), e, em seguida, é injetado o produto (cerca de 1cm3). A aplicação resulta em um leve aumento do local.
De acordo com os defensores da técnica, ao inflar o ponto G, a excitação teria maiores chances de acontecer. Para a psicóloga e terapeuta sexual Eliete Medeiros, a novidade é semelhante ao uso de próteses para aumentar o tamanho do pênis. "Após recorrer a essa alternativa, a mulher pode ficar mais autoconfiante e, como conseqüência, estará mais aberta psicologicamente", acredita.
A especialista não recomenda o "aumento do ponto G". De acordo com Eliete, o caminho para a satisfação sexual é o autoconhecimento. "O ponto G fica saliente por causa do estímulo sangüíneo que infla a região em decorrência da excitação. A mulher que diz não ter esse ponto é porque nem excitada fica. O caminho é se conhecer, se tocar e, claro, dividir isso com o parceiro", esclarece.
Opinião semelhante tem Darlene Paula Nunes, ginecologista do Hospital Edmundo Vasconcelos, que credita o sucesso do método ao suporte psicológico que ele dá à mulher. "O nódulo gerado na vagina é significativo, do tamanho de um botão, mas não posso comentar sobre as suas conseqüências. Faltam estudos sobre o assunto, é ainda algo muito novo", explica a médica que conheceu a técnica durante os exames de rotina de uma paciente, que teve o ponto G "aumentado" em uma clínica de estética.
Darlene não descarta ainda a possibilidade de alergias provocadas pela substância. "Podem ocorrer reações alérgicas, uma vez que há pacientes que reagem até mesmo aos produtos usados em exames ginecológicos", afirma.
Teorias, polêmicas e dúvidas à parte, o fato é que a esteticista Elizabete da Silva, 32 anos, sentiu uma melhora significativa entre quatro paredes. "Estou me sentindo 100% realizada. Agora estou confiante", disse.O procedimento, segundo Eizabete, é praticamente indolor. "Senti apenas a picadinha da anestesia", conta.
Casada desde 2004, ela recebeu a aplicação de colágeno há três meses e contou que não imaginava que seria tão fácil resolver um problema que já a estava deixando desanimada. "Não abandono essa injeção nunca mais. Se tivesse que fazer de novo, faria sem pensar". No entanto, a reaplicação em Elizabete ainda não é necessária.
Segundo o cirurgião plástico Murilo Caldeira, os efeitos duram por cerca de um ano, depois disso o colágeno é absorvido pelo organismo, daí a necessidade de uma "recarga". Para o médico Caldeira, o único inconveniente da técnica é o resguardo sexual. "A mulher deve ficar 15 dias sem ter relações sexuais para que o produto se fixe e o volume seja definido," explica.
Mas, afinal, esse ponto realmente existe?
Segundo o médico alemão Ernst Gräfenberg - o primeiro a estudar em 1950 as diferenças do tecido da vaginal - sim. O "G", aliás, é uma homenagem ao sobrenome do médico, e tanto o ponto quanto o termo "ponto G" foram reconhecido na década de 80. Essa região é mais sensível e, quando estimulada durante a penetração, pode se expandir até atingir o tamanho de uma pequena moeda. O resultado é um intenso orgasmo.
como adquirir desejo sexual
como resgatar o desejo sexual
como adquirir desejo sexual
Resgate seu desejo sexual
Você pode enumerar milhares de desculpas para justificar sua falta de disposição para o sexo: filhos, trabalho, problemas financeiros, etc. Mas saiba que nenhuma delas pode ser mais forte que sua natureza. "É comum a perda de desejo, mas não é natural. A mulher foi feita para ter desejo, se isso não está acontecendo é porque há algum fator interferindo", afirma a psicóloga e sexóloga Carla Cecarello.
Os fatores que podem alterar a vida sexual estão divididos em dois grupos: orgânicos e psicológicos. Por isso, o melhor é primeiro procurar um médico para descartar hipóteses como depressão e efeitos da menopausa. Já os problemas psicológicos seguem uma lista imensa que vão desde a rotina aos conflitos conjugais. Neste caso, uma terapia, de preferência com um profissional especializado em sexualidade, é a saída mais indicada.
No entanto, se o casal se unir também é possível resgatar esse desejo adormecido e um dos segredos está na renovação. "Depois de sete anos de casamento a fase do conhecimento do corpo é superada. Portanto, a relação sexual tem que ser reinventada e precisa se tornar mais longa e profunda", explica a terapeuta Cláudya Toledo.
De acordo com Carla Cecarello, o diálogo é a melhor forma de descobrir alternativas para o casal. "O homem gosta de falar sobre sexo e ele pode dar dicas valiosas. Mas a mulher precisa perguntar, fazê-lo falar, senão ele pode passar anos guardando uma fantasia somente para ele", adverte.
Um dos caminhos que pode ser seguido por quem está em busca de novidades é o que leva ao sexo tântrico. "As técnicas do sexo tântrico oferecem um cardápio sexual muito variado para o casal", afirma Cláudya. E para quem não conhece nada sobre o assunto, ela indica o filme Terapia do Prazer, no qual um casal descobre alternativas para reaquecer a paixão na cama.
Um exercício simples, que segue a "cartilha" do sexo tântrico, é o toque elétrico. Segundo a terapeuta de casais, basta passar as mãos bem devagar no corpo do parceiro, mas sem tocar. O outro deve estar nu e no caso da mulher que quer energizar o homem, o movimento deve ser feito no sentido dos pés à cabeça, primeiro de costas, depois de frente, três vezes cada. Já o homem deve fazer essa "corrente energética" na mulher no sentido oposto, da cabeça para os pés.
"Essa prática tântrica toca no campo sutil do corpo e faz com que a energia do homem e a da mulher se equilibrem", explica Cláudya.
Segundo Cláudya, às vezes a falta de desejo é momentânea e pode ser resolvida com uma simples noite de sono. "Pode ser apenas cansaço. Então, peça para alguém ficar com suas crianças e relaxe", aconselha.
A terapeuta dá ainda outras dicas para resgatar sua energia:
- Ative suas percepções: ouça músicas, dance na frente do espelho;
- Tome sol: principalmente na região do baixo ventre (o quadril);
- Banhe-se: vale o chuveiro, a banheira, o mar ou até mesmo uma cachoeira;
- Faça atividades físicas;
- Massageie-se: isso pode ser feito no momento em que estiver passando hidratante.
Dicas para melhorar sua vida sexual
Melhore sua vida sexual com 23 truques
A melhora da vida sexual depende de cada pessoa. Antes de tudo, a gente precisa estar a fim. Depois, é só buscar as dicas que têm mais a ver com você. Aí vai uma super lista que pode ajudar:
1. Namore-se. Curta o seu corpo, o seu jeito de ser.
2. Sinta-se sexy. Sensualidade vem de dentro. Essa história de só ver defeito em si mesma não está com nada.
3. Dedique-se ao prazer. Abrir espaço na agenda para o sexo já é meio caminho andado.
4. Priorize seus desejos. Não adianta só ficar realizando o desejo do parceiro. Os seus são muuuuito importantes!
5. Fantasie. Deixar a imaginação fluir é um excelente afrodisíaco.
6. Seja você mesma. Não adianta querer copiar o estilo sexual de outra pessoa. Cada um tem o seu. Capriche nele.
7. Visite uma loja erótica. Esse passeio pode render ótimas inspirações.
8. Tenha camisinhas e lubrificantes sempre à mão. Isso é importante para que o clima possa surgir a qualquer momento - sem enfrentar algum impedimento.
9. Pense mais em sexo. Isso estimula o desejo sexual.
10. Vá ao ginecologista para ver se está tudo OK. Além de tranquilizá-la, o médico pode dar boas dicas sobre os métodos de última geração para evitar uma gravidez fora de hora, por exemplo.
11. Converse sobre sexo com o parceiro. Manter um diálogo aberto sobre suas preferências e as dele são importantes para garantir o prazer de ambos.
12. Informe-se muuuito. Esclarecer dúvidas e descobrir coisas novas sobre sexo são ingredientes importantes para a vida sexual.
13. Mapeie suas áreas erógenas. Há quanto tempo você não faz isso? Ou será que nunca fez? A gente precisa ficar sempre buscando novos e interessantes pontos de excitação no próprio corpo. Procure as zonas erógenas dele. Seu parceiro agradece! E com certeza a relação de vocês será muito mais gostosa.
14. Afaste a preguiça. Aquela história de "vamos deixar para amanhã?" pode ser fatal ao desejo. Que tal deixar a preguiça de lado?
15. Busque um terapeuta sexual, caso algo a incomode muito. Vencer o preconceito de ir a um especialista é um ato de coragem. E também a melhor maneira de garantir uma melhora na vida sexual.
16. Estipule limites. Se você não gosta de alguma coisa na cama, melhor não fazer. Experimente novas posições. Você pode se surpreender!
17. Ria na cama. Sexo combina muito com bom-humor e boas risadas.
18. Não se preocupe demais. Cobranças e encucações são fatais ao prazer.
19. Descubra novas técnicas. Sabia que há maneiras de o sexo anal ser mais prazeroso, por exemplo? Que tal procurar essas dicas?
20. Jogue fora o script. Para que ficar seguindo o roteiro de sempre? Deixar rolar é mais bacana.
21. Desligue-se do mundo. Celular, telefone, TV ligada ou qualquer outra interferência devem ser abolidas da hora do sexo. Isso tudo atrapalha muito!
22. Dê uma olhada em vídeos eróticos. Não é para fazer igual, não. É só para, quem sabe, ter algumas idéias!
23. Confie no seu taco! Auto-estima é fundamental, para todos os setores da vida!
Como acabar a preguica na hora do sexo
Acabe com a preguiça na hora do sexo
A rotina estressante do dia-a-dia, o desgaste do relacionamento e as preocupações de quem trabalha em grandes cidades, além de causarem um cansaço físico e mental, podem fazer com que os casais tenham "preguiça sexual", ou seja, deixem o sexo em segundo plano.
Após um dia corrido, cheio de preocupações com os filhos e com as finanças, homens e mulheres não conseguem encarar o sexo como uma aventura prazerosa, tornando-se, algumas vezes, um programa estafante. "Os casais valorizam muito certas atividades durante o dia e depois, quando chegam em casa, estão sem energia para o sexo", diz a psicóloga clínica Silvana Martani.
Para a psicóloga Eliete de Medeiros, a preguiça sexual também é causada pela falta de atração e pela comodidade do casamento. Mas o principal problema, diz ela, é não conseguir separar o trabalho da família. "A preguiça acontece porque a pessoa não consegue se desligar dos problemas do dia a dia e leva isso para a cama", garante Eliete.
De acordo com o médico e sexólogo Alfredo Romero, diretor do Instituto Brasileiro para Saúde Sexual, a grande complicação é quando essa "preguiça" começa a se tornar um problema para o casal. "Quando não há um diálogo intenso entre o homem e a mulher, isso pode atrapalhar o relacionamento", afirma.
Segundo o sexólogo, essa preguiça, na maioria das vezes, é causada por fatores comportamentais, mas problemas físicos e orgânicos também podem influenciar. "Pessoas obesas, por exemplo, tendem a não ter disposição para o sexo. Mulheres com problemas hormonais também podem ser vítimas de um cansaço excessivo", completa Romero.
beneficios do sexo
Confira as razões para fazer sexo
Desfrutar de um ou dois orgasmos por semana significa mais que algo prazeroso. Segundo pesquisa apresentada pelo médico Eusebio Rubio durante o IV Congresso Cubano de Educação, Orientação e Terapia Sexual, as relações sexuais freqüentes podem diminuir significativamente a possibilidade de um homem de mais de 40 anos sofrer alguma enfermidade coronária.
No entanto, eles não são os únicos beneficiados. Para as mulheres, o sexo não somente significa prazer, mas também é o responsável por deixá-las mais belas e atrativas.
Perda de peso
1- É possível queimar até 560 calorias em uma relação sexual.
2- O sexo é um dos exercícios mais completos que existe, já que entram no jogo todos os músculos do corpo.
Mais feliz
3- A prática do sexo ajuda a curar as depressões leves, pois faz circular a endorfina por meio do sistema sangüíneo, o que produz uma agradável sensação de euforia e bem-estar.
4- Um encontro sexual ajuda a aumentar a auto-estima, uma vez que a pessoa se sente muito desejada.
Relaxe
5- A desculpa de que "hoje não porque estou com dor de cabeça" é uma grande mentira. Fazer amor relaxa a tensão que comprime os vasos sanguíneos cerebrais, por isso, alivia as dores de cabeça.
6- É um ótimo remédio contra a insônia, já que com as mudanças bioquímicas que ocorrem durante o ato sexual o corpo relaxa e entra em um estado de sono profundo.
Menos irritada e mais atraente
7- Um corpo sexualmente ativo agrega maiores quantidades de feromônios - os hormônios da atração.
8- Fazer amor alivias as tensões nervosas. E por estar menos irritada, você consegue desempenhar melhor as atividades de sua rotina.
Saúde mental em dia
9- O sexo é o melhor tranqüilizante do mundo, muito mais eficiente que qualquer prescrição médica.
10- A prática com regularidade melhora notavelmente sua saúde mental, já que o sexo permite a liberação do excesso de adrenalina.
Beleza acentuada
11- Ao se envolver no ato sexual, a mulher produz o dobro da quantidade de estrógenos - hormônio responsável por manter a pele macia e o brilho no cabelo. Além do mais, retarda o processo da osteoporose e protege contra a hipertensão.
12- Suar (resultado inevitável do sexo) é saudável para a pele, pois contribui para a limpeza dos poros. Além de eliminar as possíveis dermatites, erupções e manchas cutâneas.
Lábios e pernas mais lindas
13- Beijar com freqüência permite que os lábios melhorem sua forma, cor e aparência.
14- Fazer amor ajuda a prevenir as celulites, uma vez que ativa a circulação dos fluídos linfáticos, que são os encarregados de eliminar bactérias, toxinas e outras substâncias que se acumulam especialmente nos músculos.
Treino esportivos
15- O sexo é divertido, excitante e, acima de tudo, grátis.
16- As relações sexuais freqüentes melhoram o condicionamento físico.
17- O sexo é um antihistamínico natural: pode desbloquear narinas congestionadas.
Cura de todos os males
18- A prática do sexo protege contra os problemas digestivos. Mas isso sempre e quando não venha logo depois de uma "atração gastronômica".
19- As relações sexuais constantes podem aliviar as dores de artrite, melhorar a circulação e a produção de glóbulos vermelhos.
Misturar sexo e amizade nem sempre acaba mal
Misturar sexo e amizade nem sempre acaba mal
Durou um ano e meio a amizade entre Rodolfo Orzari e Mariana*. Entre uma festa e outra, os dois amigos começaram, de repente, a dividir mais do que confidências. A figura de irmã, companheira e confidente deu lugar a uma mulher cheia de curvas e charme. "Qualquer homem aceitaria fazer sexo com uma mulher bonita, divertida e simpática como ela", confessa o estudante de 22 anos. A noitada juntos, porém, rendeu uma boa dor de cabeça ao rapaz e colocou um ponto final na relação.
Os problemas começaram no dia seguinte. Enquanto Rodolfo encarou a aventura como apenas um sexo casual, sua amiga passou a criar expectativas e a apostar no relacionamento dos dois. O resultado foi uma avalanche de cobranças por parte da Mariana. "Nós conversamos e eu tentei dar um fora de leve. Mas, como mulher é muito sentimental, ela logo ficou brava e hoje a amizade não é mais a mesma", comenta o ex-amigo.
Situação um tanto comum em rodas de amigos, o sexo casual pode ser uma escolha errada quando a relação ainda não tem uma sustentação sólida. É o que afirma a psicóloga Suely Molitérno. Segundo a profissional, somente amizades fortes e sinceras podem resistir bravamente a esses momentos. "Porque aí não haverá expectativas e, assim, não existirá também a decepção", explica. O segredo, então? Uma boa dose de conversa honesta, sem meias palavras, pode deixar claro o que ambas as partes desejam.
Quando o assunto são as emoções, porém, nem sempre a solução para o caso é tão simples. A negação de um sentimento que pode ser despertado depois de um romance entre amigos, às vezes, acontece com um único intuito: não "estragar" a amizade. "Alguns casais preferem camuflar o sentimento para não perderem um amigo querido. Aí sustentam não sentirem nada, quando estão realmente envolvidos", comenta a psicóloga Luciana Amadi. Nessa situação, a amizade é abalada de qualquer forma.
Felizmente, nem só de "desastres" vive o sexo casual entre amigos. Em alguns casos, o prazer momentâneo dá lugar a um relacionamento seguro, que pode até terminar no altar. "Os namoros de amigos surgem já com uma cumplicidade maior, com uma base construída e solidificada. É um relacionamento que não começa do zero", analisa Luciana.
Depois, a amizade pode até ficar mais forte
Separar sexo de afeto pode ser algo complicado. Mas,segundo a psicóloga Luciana, é a superação das cobranças e das falsas expectativas que "salvam" a amizade. "Há casais que conseguem transpor essa barreira e convivem tranquilamente com a situação."
Foi o que aconteceu com a atendente de telemakerting Gisele Baesso, 37 anos, e seu amigo Cristiano*. Eles se deixaram contagiar pelo clima de um desses carnavais, trocaram beijos e, dias depois, acabaram na cama."Foi uma coisa nova para nós dois, mas o legal é que ninguém criou expectativas. Depois de um ano, deixamos o sexo casual de lado e, hoje, somos amigos mais próximos do que antes", conta Gisele.
História parecida viveram os amigos Maurício*, engenheiro, 27 anos, e Natália*, 25. Depois de quatro anos de amizade, uma mistura explosiva de álcool, festa e desejo levou o casal a experimentar o sexo casual. "Sexo com amigas quase sempre é bom, porque já há uma intimidade prévia", explica o engenheiro.
O primeiro encontro depois da transa foi tranqüilo e sem cobranças de nenhuma das partes. "Quando as pessoas são maduras o suficiente, fica claro que foi apenas um momento de diversão", acredita Maurício. Segundo ele, a amizade entre os dois continuou sólida como antes: sem estresse ou a famosa "pegação no pé". "Claro que, vez ou outra, rola alguma coisa, mas, no geral, somo apenas bons amigos", garante.
Mas o que fazer quando a aventura afasta os amigos?
Segundo a psicóloga Luciana Amadi, a amizade entra em risco quando uma das partes não sabe lidar com a situação. Como em todo relacionamento, há sempre a chance de um lado se envolver mais do que o outro - o que torna difícil a intimidade e até mesmo a convivência pacífica.
"A amizade do casal fica abalada enquanto existir o interesse de apenas uma parte. Depois, quando os dois voltarem a se entender, a relação de amizade pode até ser retomada", comenta a psicóloga.
Se a amizade avançar o sinal, portanto, certifique-se de que você está segura de que se trata de uma relação delicada e arriscada - que ambos podem se machucar. Se, ainda assim, você reparar que está apaixonada e o sentimento não é recíproco, os especialista recomendam que você se afaste até colocar suas emoções em ordem. Aí pode tentar retomar a amizade.
Mas, lembre-se: forçar uma amizade que já não existe mais pode apenas minar as possibilidades futuras de ao menos uma convivência pacífica entre vocês. "O sentimento de frustração pode macular a amizade, transformação o dia-a-dia entre os dois muito difícil", finaliza a psicóloga Luciana.
Assinar:
Postagens (Atom)