Por que o nosso sangue é vermelho?
Responsável por boa parte do impacto dos filmes de terror, a cor vermelha do sangue tem origem no formato de um tipo de célula que existe em grande quantidade no nosso sistema circulatório: os glóbulos vermelhos, também conhecidos por hemáceas.
Por serem esferas bicôncavas (com duas superfícies côncavas opostas) e não terem núcleo, conseguem armazenar em grande quantidade um pigmento vermelho chamado de hemoglobina, que se liga tanto a moléculas de oxigênio como a moléculas de gás carbônico, explica a professora de biologia Juliana Presti Torres.
Esse pigmento é produzido já na formação da hemácea. À medida em que essas células amadurecem, aumentam sua afinidade por átomos de ferro. Quando a hemoglobina se liga a um átomo de ferro, adquire a capacidade de, também, se ligar a átomos de oxigênio. E por que isso é importante? Ora, porque permite o transporte do gás e a posterior oxigenação de nosssos tecidos gradualmente, conta Juliana.
A razão do sangue ser vermelho é, também, o motivo da importância fundamental do ferro em nossa alimentação - apesar de ser recomendável não ingeri-lo em grandes quantidades, lembra a professora.
Fonte: http://noticias.terra.com.br/educacao/vocesabia/interna/0,,OI3310632-EI8407,00.html