Como fazer um lindo jardim, como cuidar do jardim?, cuidados com o jardim
Natureza em casa
Não há desculpas para não se ter um jardim para chamar de seu. A Revista dá dicas de jardinagem para ambientes internos e externos de casas e apartamentos
Luz, sombra, grandes áreas, pequenos espaços, com incidência de luz solar ou não. Ter um jardim é perfeitamente possível, independentemente de se tratar de um projeto para casa ou apartamento. Não há truque para manter flores e plantas bonitas por mais tempo. O que faz a diferença é a escolha do tipo ideal de plantas, para depois não se frustrar e dizer que não entende por que a plantinha parecia linda no viveiro, mas não resistiu à nova casa.
De acordo com a engenheira agrônoma e paisagista Simone Ribeiro Silva, quando bem planejado, o jardim pode ocupar qualquer ambiente de casa, apartamento ou loja. “Percebe-se um aumento da procura por plantas para apartamentos. As pessoas já sabem que podem ter uma, mas querem saber como”, afirma. A Revista do Correio visitou a 2ª Mostra de Paisagismo de Brasília à procura de dicas para os leitores. A seguir, exemplos de como fazer jardinagem e paisagismo no aconchego do lar.
Tropical O jardim para a casa pede plantas que possam receber incidência de luz solar à vontade. O projeto acima, em homenagem aos 50 anos da bossa nova, traz coqueiros, alpínias, bromélias imperiais e costela-de-adão. É um paisagismo tropical, cuja única planta que pede um pouco mais de sombra é a bromélia. Projeto de Janayna Dantas e Desirée Duarte.
Facilidade Projeto apropriado para todos os espaços. Observe que as plantas estão em vasos, o que facilita na hora de regar. Caso seja feito em uma varanda, uma pequena fonte de água ajuda a umidificar o ambiente. Foram usadas palmeira veitchia, suculentas, paquipódio, cactus parafusos e flor-de-maio. Todas se adaptam ao sol, mas também são resistentes em locais sombreados desde que recebam luminosidade. Projeto dos alunos formandos da Escola de Paisagismo.
Para áreas internas Inspirado em um jardim de interiores, esse espaço pode ser adaptado para salas, varandas, jardins de inverno ou espaços pequenos. As plantas ficam diretamente no solo ou em vasos.
O importante é desfrutar do ambiente, com o deck de madeira com chaise e as palmeiras phoenix robellini em vasos. A paisagista Flávia Muniz faz o alerta: para construir um jardim num ambiente pequeno e de interior, é importante escolher mudas que suportem luminosidade limitada. Espinhos e folhas pontudas também inspiram maiores cuidados em ambientes internos onde animais domésticos e crianças têm livre acesso.
Diferenciado O projeto foi pensado para casa ou apartamento. Todas as plantas stão em cachepôs (vasos em madeira). O diferencial está no jogo de cachepôs de medidas e alturas diferentes com dracenas marginata, drácula e in divisa, nolina ou pata de elefante, cáctus cabeça-de-frade e buchinho. O arquiteto Leonardo Coutinho sugere ainda, para espaços domésticos, cáctus brasil, mandacaru, grama azul, cinerária, cica revoluta, aspargo pluma, bambuza, papirus e yuca.